Poliestireno PS
Poliestireno: conheça 3 das suas principais aplicações
O poliestireno (PS) é um polímero sintético de adição muito versátil e de fácil processamento, formado pela união de moléculas iguais, os monômeros de estireno ou vinil benzeno, um líquido oleoso. Essa polimerização acontece sob o aquecimento de uma suspensão em água. Para iniciar a reação, utiliza-se de peróxidos
A resina termoplástica dura e amorfa, de forma geral, é utilizada em artigos descartáveis e de baixo custo, como copos, embalagens, potes, cabides e, até mesmo, em equipamentos de laboratório (pipetas, béqueres, seringas e funis de plástico).
Pensando na utilidade do poliestireno no dia a dia, produzimos esse artigo que explica, em detalhes, os três principais usos e aplicações do polímero. Uma boa leitura!
Aplicações do poliestireno
Como já vimos, o poliestireno é uma matéria-prima bastante versátil, podendo ser utilizada para a fabricação de produtos em segmentos diversos.
Confira a seguir as principais aplicações do PS comum, também conhecido como cristal, de alto impacto e isopor!
Poliestireno comum ou cristal
O poliestireno comum possui aparência semelhante à do vidro e, assim como tal, é menos flexível e mais fácil de quebrar, se comparado aos demais usos do PS. Essas características são obtidas a partir de suas moléculas que contêm anéis de benzeno que, por sua vez, atraem os anéis de outras moléculas.
Por meio desse fenômeno, o material torna-se transparente e com alto índice de refração. É largamente empregado em capas transparentes de CDs, copos descartáveis, tesouras, pentes, escovas e pipetas de laboratórios e instituições de pesquisa.
Poliestireno de alto impacto
O poliestireno de alto impacto caracteriza-se por ser resistente e rígido. O material é obtido a partir da adição de mais de 10% de polibutadieno ou de estireno butadieno ao polímero.
Além da elevada resistência química, térmica e à abrasão, também são propriedades do PSAI: atoxidade, baixo custo, usinabilidade e não transparência.
O poliestireno de alto impacto é usado para a fabricação de bandejas para alimentos, disjuntores, revestimentos internos de refrigeradores, caixas organizadoras de plástico, pentes, cabides e brinquedos.
Poliestireno isopor
O poliestireno isopor talvez seja a mais conhecida aplicação do mercado, por ser frequentemente empregado no cotidiano, principalmente como isolante. Ele é adquirido por meio do aquecimento com substâncias produtoras de gases.
As suas aplicações são as mais diversas, podendo não apenas ser utilizado em recipientes para comidas e bebidas quentes, como também em materiais de construção, forros para capacetes e embalagens de proteção a equipamentos elétricos.
Sobre nós
Produzimos plásticos de engenharia, de alto desempenho e qualidade, para a substituição de outros materiais nas indústrias, com vistas à redução de custos e à manutenção no mercado.
Além de plásticos, investimos também na venda de produtos semiacabados, como chapas, buchas e tarugos. Tudo isso com o objetivo de oferecer aos nossos clientes o melhor custo-benefício, bem como a satisfação de suas necessidades.
Gostou do artigo e deseja aplicar o poliestireno à sua rotina de trabalho? Então entre em contato conosco por telefone, whatsapp ou e-mail. Teremos o prazer de ajudá-lo (a)!