Chapa de Poliacetal

Sendo considerado como um dos plásticos de Engenharia mais utilizado para substituir peças de metais de todos os tipos, o Poliacetal ou como é mais conhecido POM – Poliacetal, possui excepcional estabilidade dimensional e uma resistência ao escoamento considerada excelente, além de outras vantagens.

A chapa de Poliacetal possui ótimas características, principalmente, nos seguintes aspectos: fadiga por vibrações, resistência a abrasão e agentes químicos. 

Quando o Poliacetal passa por um teste de estresse, mesmo imerso à água quente, o material mantém suas principais propriedades, pois possui baixa tendência à ruptura ou fadiga. 

A maior utilização da chapa de poliacetal, como falamos acima, é na substituição dos metais como bronze, ferro fundido e zinco por conta da sua rigidez, baixo peso, estabilidade dimensional, resistência à corrosão, resistência ao desgaste e à abrasão.

Falando tecnicamente, o POM (Poliacetal) é um polímero semicristalino com  domínios cristalinos (ordenados) em sua estrutura, bem como  domínios amorfos (desordenados). 

Assim como o PTFE, a placa de poliacetal  é um polímero branco e opaco.

Principais aplicações do POM

A  chapa de poliacetal deve ser aplicada em peças que requerem  precisão e  elevada rigidez, baixo atrito, excelente estabilidade dimensional, elevada resistência à umidade, ao calor e a solventes.

Reiteramos que a chapa de poliacetal é de grande estabilidade dimensional, mas mesmo assim, como outros materiais, possui baixa condutividade térmica e é sempre importante atentar para o aquecimento excessivo do material durante a usinagem, para que não ocorram tensões internas que afetem o dimensional da peça. 

O plástico Poliacetal, semelhante ao Nylon Poliamida, é considerado duro. Portanto, faz-se necessário saber muito bem como aplicar de forma correta o material para que não não haja nenhum tipo de sacrifício técnico. 

Por conta dessa dureza a chapa de poliacetal é muito utilizada para aplicações que necessitam de substituição de peças de metal.

Principais características das chapas de Poliacetal

  • Excelente estabilidade dimensional;
  • Tóxico e corrosivo;
  • Elevada rigidez;
  • Boa resistência ao impacto e tração;
  • Antiaderente;
  • Boa resistência a deformação com o calor;
  • Alta resistência a flexões alternadas;
  • Baixo coeficiente de atrito.

Dimensões e Formatos

O Bastão de Poliacetal possui diâmetros de 6 a 300 mm e a chapa de poliacetal é fabricada com espessuras que variam de 1 a 100 mm.

Conheça as características e diferenciais dos produtos Plastireal

Líderes no mercado de itens em plástico, a  Plastireal se compromete  em oferecer as melhores soluções em plástico do mercado com preços competitivos e exímia qualidade.. Para saber mais sobre nossos produtos, entre em contato com nossos especialistas. 

Será um prazer apresentá-lo às  nossas soluções inovadoras em plástico. Contate-nos!