English Portuguese Spanish Rua Frederico Esteban Júnior, 230 - São Paulo - SP

Mitos e Verdades sobre os Plásticos industriais

O plástico industrial se coloca, hoje, no mercado como uma solução fundamental para a empresa que busca reduzir custos, mas sem perder de vista a qualidade do produto comercializado. Isso porque esse material oferece diversas vantagens, como: leveza aos produtos, ótima relação de custo-benefício, possibilidade de reciclagem e reduzido custo com manutenção, por exemplo.

Inclusive, muitas organizações vêm utilizando o processo de reciclagem não apenas para reaproveitar o material, mas também para desenvolver na sociedade a consciência ambiental. Ainda assim, trata-se de um produto que é circulado por mitos e verdades. A seguir, abordamos os principais, para que dessa maneira realize uma compra consciente!

O plástico agride o meio ambiente?

Mito. O plástico é apenas um produto como qualquer outro, a exemplo do papel, gasolina, entre outros, que, se depositados de maneira incorreta, podem prejudicar o meio ambiente, deixando rastros desastrosos. Portanto, a crítica que se faz em relação ao plástico é insustentável, pois cabe à sociedade, de modo geral, desenvolver a consciência ambiental, adotando atitudes como: jogar lixo no lixo e reciclar o que for possível.

Além disso, é dever do estado desenvolver campanhas de preservação do meio ambiente, com o objetivo de estimular, bem como reforçar, práticas sustentáveis, alinhadas à preservação da natureza. Muitos animais comem plásticos porque as pessoas, em geral, jogam produtos de plástico em áreas de preservação ambiente, como mar, rios, lagos e nas ruas.

Quando uma pessoa deixa de jogar o plástico no lixo para jogar na rua, ela não só prejudica a estética do lugar, mas também pode provocar o entupimento do sistema de esgotamento.

É possível substituir o plástico industrial?

Verdade. Apesar de o plástico ser maleável, flexível, suportar variações térmicas diferenciadas, bem como resistente, oferecendo assim ao empresariado maior segurança no transporte do seu produto, é possível, sim, trocá-lo por outras soluções oferecidas pelo mercado. Todavia, o plástico é um dos produtos mais em conta atualmente.

Todos os plásticos oferecem risco de contaminação?

Mito. Atualmente há alguns materiais como por exemplo PEAD e UHMW que não oferecem risco de contaminação, inclusive esses materiais são muito utilizados na fabricação de tábuas de corte, a Plastireal tem uma linha exclusiva de tábua de corte com diversas cores. Dessa maneira é mito que todos o plásticos oferecem risco de contaminação.

Aquecer plástico em equipamentos como micro-ondas pode causar doenças?

Mito. Aquecer plástico em equipamentos como micro-ondas não causa doenças, desde que essa operação seja realizada de forma correta, observando as recomendações técnicas que geralmente vêm na embalagem.

As recomendações técnicas de preparação de determinado alimento são desenvolvidas e consolidadas com base em testes experimentais, que objetivam aferir até que ponto o plástico suporta certa grau de temperatura, sem que dessa maneira ele se deteriore. Assim sendo, devem-se seguir fielmente as instruções.

Como observou, existem muitos mitos e verdades acerca do plástico industrial. O importante, em todo o caso, é realizar uma pesquisa profunda sobre o plástico para, assim, garantir uma decisão segura e consciente.

Ficou alguma dúvida? Esperamos que não, mas caso tenha restado, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode ajudá-lo.


Solicite um orçamento