Artigos

Aplicações de Plástico para Indústria Alimentícia

O plástico é um material de grande importância para o setor da alimentação. Isso porque contribui para a proteção e preservação dos alimentos perecíveis, sem que o sabor e a qualidade sofram interferências. Dessa maneira, evita-se o desperdício.

Outro benefício dos plásticos para os alimentos têm relação com a segurança e o tempo de exposição nas prateleiras de estabelecimentos comerciais. Por conferir impermeabilidade, evita contaminação e consequentemente garante mais segurança.

Vale destacar ainda que os plásticos possibilitam que os alimentos sejam melhor acondicionados, principalmente quando precisam ser transportados. Em suma, os plásticos são fundamentais para a indústria alimentícia por garantir proteção contra contaminação, prolongar a durabilidade, evitar o desperdício e dar mais segurança.

Nesse sentido, vale reforçar que os plásticos que proporcionam todos esses benefícios para os alimentos possuem uma tecnologia inovadora, são os chamados plásticos de engenharia.

O que são plásticos de engenharia

Os plásticos de engenharia são materiais que substituem outros materiais nos diversos segmentos da indústria, incluindo a alimentícia. Elaboradas por meio de inovações tecnológicas, os plásticos de engenharia proporcionam melhor desempenho e performance por substituírem metais, o que confere mais leveza, eficiência na produção e velocidade de processamento.

Além disso, são produzidos para reduzir custos, manutenção, peso entre diversas outras vantagens. No caso específico da indústria dos alimentos, o plástico de engenharia são benefícios não apenas no que diz respeito a armazenagem, mas também nas diversas aplicações, como na substituição de metais de máquinas para processamento de peixes, aves, confeitaria, panificação, laticínios e outros. Há uma melhoria significativa na segurança do processo de fabricação desses alimentos, além de um aumento considerável na velocidade.

Outras aplicações do plástico de engenharia na indústria alimentícia são em buchas, raspadores, rodas de engrenagens, rolamentos de deslizes, roletes, arruelas de pressão, buchas, válvulas, pistões e outros.

A possibilidade de substituição de metais pelos plásticos de engenharia resulta ainda na remoção de lubrificação externa, o que consequentemente evita os riscos de contaminação dos alimentos com materiais lubrificantes e óleos. Além disso, os plásticos são muito mais fáceis de limpar, sem necessidade de proteção contra corrosão. Os materiais dos plásticos de engenharia são resistentes aos agentes de limpeza.

Dessa forma, por meio dos plásticos de engenharia é possível garantir a segurança dos alimentos; os materiais possuem alta resistência química; facilita o atrito e deslizamento do plástico em contato com alimentos; entre outros.

Portanto, pode-se concluir que a utilização de plásticos de engenharia pode ser extremamente benéfica para a indústria de alimentos. Para saber mais, entre em contato conosco por meio do formulário de orçamento ou telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *