Escolha uma Página
Quais são as vantagens que a substituição de metais por plástico de engenharia traz às indústrias?

O plástico de engenharia atende todos os setores da indústria, e seu uso tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Este artigo visa apresentar as principais vantagens e benefícios que a substituição de materiais tradicionalmente utilizados nas indústrias por plástico de engenharia tem trazido aos mais variados segmentos.

Plásticos de engenharia apresentam melhor performance que outros tradicionalmente conhecidos e, portanto, podem ser utilizados para fabricação de peças geralmente feitas de vidro, madeira ou metal.

Suas aplicações são inúmeras, pois atendem fabricantes de máquinas e indústrias: automobilística, de refrigeração, indústria gráfica, de embalagens, indústria alimentícia, eletroeletrônicos, aeroespacial e são utilizadas até na produção de partes de embarcações e aviões.

Nestas e em outras aplicações, o plástico de engenharia garante eficiência e ótimo desempenho

Peças mais leves

Estes polímeros apresentam uma densidade muito mais baixa que o metal, e esse fato é refletido diretamente no peso total do objeto. Peças plásticas podem ser até 50% mais leves, isso resulta num ganho de produção em relação à otimização de tempo com manutenção e redução da necessidade de manutenção da máquina.

A indústria automobilística também se aproveita desse ponto para fabricar carros mais leves e mais econômicos. A cada 1 Kg reduzido no peso total de um automóvel, são 20 kg a menos de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Ampla capacidade de transformação

O plástico de engenharia pode ser facilmente alterado de acordo com as intenções do fabricante, ou seja, sua forma, cor, textura e demais propriedades podem ser transformadas por meio de processos e acréscimo de substâncias ao material. Os plásticos semiacabados em forma de buchas, chapas e tarugos podem ser usinados e transformados em componentes (peças) de máquinas. 

Essa condição versátil possibilita a aplicação de plásticos de engenharia no revestimento de silos para agronegócio e tubulações em projetos de mineradoras, por exemplo.

Redução de custo

Estes materiais quando semiacabados geralmente têm custos de produção um pouco menores, já que o processamento da resina é feito em temperaturas mais brandas se levarmos em consideração a fabricação semiacabados de metais, como ferro e aço.

Esse aspecto contribui para a redução de consumo de energia e consequente diminuição no custo final de fabricação.

A redução de custos com manutenção também é considerável. Por exemplo, adicionando lubrificante a composição de uma peça desenvolvida com plástico de engenharia não há necessidade de manutenção com o fluído. Ao contrário de uma peça de metal que necessita de lubrificação constante.

Ganho em resistência e diminuição de manutenção

Produtos plásticos apresentam resistência superior aos metais em diferentes atributos.

Químico – Alguns destes materiais não apresentam risco de corrosão causado por agentes químicos ou condições ambientais, o que resulta em maior durabilidade.

Mecânico – Podem suportar grandes impactos, pois são até sete vezes mais resistentes que o aço (por unidade de peso).

Térmico –  é considerado um material isolante em razão da sua baixa condutividade térmica e elétrica, que é cerca de três vezes menor que a dos metais. Desse modo, alguns itens podem ser submetidos a altas temperaturas, sem perda das características.Utensílios de cozinha são grandes exemplos nesse sentido já que colheres e panelas têm seus cabos revestidos de plástico para não absorverem nem conduzirem calor.

Ficou impressionado com as vantagens do uso do plástico de engenharia? Sua empresa pode obter esses produtos e usufruir dos benefícios citados neste artigo. Entre em contato conosco!

Por: Plastireal

9 de outubro de 2019

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua Frederico Esteban Júnior, 230 | CEP 02357-080
São Paulo - SP 

Telefone

Expediente

Segunda - Quinta:
8:00 - 18:00h
Sexta:
8:00 - 17:00h

Sábado - Domingo:
Fechado

Baixe agora nosso catálogo

Preencha com seu E-Mail

Obrigado por se inscrever!