Artigos

O Plástico de Engenharia no Agronegócio

O plástico de engenharia no agronegócio

O plástico é um dos materiais mais versáteis usados pela humanidade. Por isso, acaba sendo utilizado nas mais diferentes indústrias. O agronegócio não poderia ficar de fora. Um dos maiores pilares da economia brasileira usa diversas soluções de plástico para ajudar tornar os processos mais seguros e eficientes. Então, entenda algumas soluções do plástico de engenharia aplicadas ao agronegócio.

A indústria de transformação do plástico evoluiu bastante nos últimos anos. Eles oferecem uma ótima performance, além de serem a única opção em certas aplicações. Mesmo quando existe uma alternativa, como o metal, o plástico tem vantagens como eliminar o atrito e diminuir a necessidade de manutenção.

O agronegócio percebeu a eficiência do plástico e o usa em diversas aplicações. Por exemplo, o silo bolsa é uma solução simples que usa este material para tornar o processo de alimentação de animais.

Nesta solução, é feito um túnel flexível de polietileno, que permite que o alimento seja conservado em um ambiente sem oxigênio, o que impede a proliferação de insetos e outras pragas. Assim, a perda de alimentos é consideravelmente menor. O Wrap é outro exemplo de plástico usado para o alimento de animais.

Até mesmo as telhas passam a ser de plástico. A cobertura com placas de PVC proporciona mais conforto em relação à temperatura, além de ser mais fácil de instalar. Outra vantagem é ter uma camada extra de proteção aos raios UV, aumentando a sua durabilidade.

Outra técnica famosa é o mulching . É um dos modelos mais usados para aumentar a produtividade da agricultura. Trata-se de uma camada de plástico que é usada para acolchoar o espaço entre o solo e a raiz das plantas. O principal objetivo desta solução é evitar a evaporação da água, retendo-a no solo, permitindo que a plantação seja feita de forma mais eficiente, usando menos água. Existem outras vantagens desta solução, como a diminuição da erosão e do surgimento de ervas daninhas.

Até mesmo soluções simples, como as placas sinalizadoras estão usando o plástico. Para isso, são usadas chapas alveolares de polipropileno, para trazer informações básicas sobre a plantação, como o tipo de cultivo, o produto usado na plantação e outros dados importantes.

Enfim, os usos do plástico no agronegócio são praticamente infinitos. Este setor já percebeu as vantagens deste material e o usa para tornar os processos mais eficientes.

Porque o agronegócio usa o plástico de engenharia?

O plástico de engenharia tem diversas vantagens em relação a outros materiais. Primeiramente, pode ser construído com um objetivo mais específico em mente, ao invés de ser adaptado de outra solução. Por isso, o agronegócio o usa.

Em relação a outros materiais, como o metal por exemplo, ele apresenta uma redução no custo por diminuir a manutenção, ter um peso menor, uma maior resistência ao atrito e uma capacidade de proteção bem alta. De maneira mais geral, o uso do plástico é difundido para diminuir os efeitos do clima e de outrosmales na produção, como vimos nos exemplos acima.

O que você acha? Agora que já sabe melhor porque o plástico é tão importante para o agronegócio, quer encontrar uma solução ideal para a sua produção? Então entre em contato conosco pelo telefone, e-mail e/ou whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *