English Portuguese Spanish Rua Frederico Esteban Júnior, 230 - São Paulo - SP

Aluminium Composite Material - ACM

Hoje não são raras as obras corporativas e residenciais que se utilizam do alumínio composto (Aluminium Composite Material - ACM) para tornar ambientes internos e externos mais modernos, elegantes e sofisticados.

Criado em 1965, na Alemanha, o material é formado por duas lâminas de alumínio, sendo revestido com termoplástico de polietileno de baixa densidade. Essa composição dá origem a um revestimento versátil de altíssima qualidade e durabilidade.

Neste artigo, entenda como você pode aplicar o ACM em áreas diversas, tendo em vista a estética e a praticidade desses ambientes. Uma boa leitura!

Um único material, diversas possibilidades

Como já dissemos anteriormente, o alumínio composto é um produto extremamente flexível que, devido às suas propriedades e aplicações, tem ganhado bastante popularidade no mercado brasileiro, principalmente entre arquitetos e designers.

O material é utilizado, com frequência, em fachadas, marquises, pergolados ou brises, portas, portões e mobiliários. Basta observar restaurantes, lojas, farmácias, hospitais, empresas e residências. Ele está por todo lugar e faz toda a diferença em termos de estética.

Além de versatilidade e beleza, o ACM possui inúmeras vantagens para a construção civil: é leve, maleável, belo, prático e altamente resistente a intempéries e variações climáticas. E não apenas isso: o painel metálico conta com grande facilidade de conformação e limpeza.

Em razão disso, é ideal para:

  1. Composição com fachadas Structural Glazing;
  2. Revestimento de colunas e pórticos;
  3. Placas e totens de alto impacto visual;
  4. Externos de fachadas;
  5. Decoração e isolamento térmico e acústico em projetos de interiores.

Outra vantagem das placas de alumínio composto é que elas podem ser pintadas e personalizadas. Existe um leque de tonalidades para as folhas de ACM. As cores de fábrica podem apresentar tons sólidos e, até mesmo, metalizados, e reproduzir texturas: madeira, mármore e granito, por exemplo.

Para higienizar e manter a qualidade desse material é muito simples. Recomenda-se utilizar água e sabão ou detergente neutro. Não é indicado usar produtos abrasivos, mas, sim, uma esponja ou escova macia. Porém, caso queira retirar piches, graxas e óleos, bem como outras substâncias não solúveis em água, é indicado empregar álcool isopropílico. Vale ressaltar que a limpeza deve ser feita com periodicidade para evitar o acúmulo de sujeira e depósitos agressivos provenientes de agentes poluentes e pela atmosfera. Não é recomendado usar produtos abrasivos.

Quanto à aplicação do ACM, essa deve ser feita por profissionais qualificados. Apesar de ser facilmente manuseado, o material necessita de alguns cuidados, especialmente na retirada do liner (filme protetor) para que a sua durabilidade seja garantida.

Sobre nós

Agora que você já sabe onde e por que aplicar o alumínio composto em obras comerciais, residenciais e industriais, é o momento de encontrar o material adequado. Nós podemos ajudá-lo (a) nessa missão!

Produzimos plásticos de engenharia, de alto desempenho e qualidade, para a substituição de outros materiais nas indústrias, com vistas à redução de custos e à manutenção no mercado. Ademais, investimos na comercialização de produtos semiacabados, como chapas, buchas e tarugos para satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

Para conhecer os nossos produtos e serviços, entre em contato conosco por telefone, whatsapp ou e-mail!

Poliestireno PS

Solicite um orçamento