English Portuguese Spanish Rua Frederico Esteban Júnior, 230 - São Paulo - SP

Substituição de metais por plástico de engenharia e suas vantagens

Você já ouviu falar no plástico de engenharia? O uso desse material em diversas áreas tem crescido nos últimos anos, sobretudo para substituir utensílios de metal. Este artigo visa apresentar a você todas as vantagens da substituição de metais por plástico de engenharia. Plásticos de engenharia são materiais considerados mais resistentes que outros tradicionalmente conhecidos e, portanto, podem ser utilizados para fabricação de peças que geralmente são feitas de vidro, cerâmica ou metal. As aplicações desse material são inúmeras, abrangem as indústrias alimentícia, de automóveis, embalagens, móveis, eletroeletrônicos e são utilizadas até na produção de partes de embarcações e aviões. Nessas e em outras aplicações, o plástico de engenharia garante eficiência e ótimo desempenho. Veja agora as vantagens do uso desse material em relação ao metal.

Produtos mais leves

O plástico apresenta uma densidade muito mais baixa que um metal, e esse fato é refletido diretamente no peso total do objeto. Peças plásticas podem ser até 50% mais leves. A indústria automobilística se aproveita desse ponto para fabricar carros mais leves e mais econômicos. A cada 1 Kg reduzido no peso de um automóvel em funcionamento, são 20 kg a menos de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Ampla capacidade de transformação

O plástico pode ser facilmente alterado de acordo com as intenções do fabricante, ou seja, sua forma, cor, textura e demais propriedades podem ser transformadas por meio de processos e acréscimo de substâncias ao material. Essa condição versátil possibilita, por exemplo, a aplicação de pintura metalizada (ABS) em peças como calota de veículos e capas de celulares.

Redução de custo

Os polímeros, como também são conhecidos esses materiais, geralmente têm custos de produção um pouco menores, já que o processamento é feito em temperaturas mais brandas se levarmos em consideração a fabricação de metais como ferro e aço. Esse aspecto contribui para um reduzido consumo de energia e consequente diminuição no custo final.

Redução de custo

Produtos plásticos apresentam resistência superior aos metais em diferentes atributos

Químico – Esses materiais não apresentam risco de corrosão causado por agentes químicos ou condições ambientais, o que resulta em maior durabilidade;

Mecânico – Podem suportar grandes impactos. Usados em coletes a prova de bala, alguns polímeros específicos são até sete vezes mais resistentes que o aço (por unidade de peso);

Térmico – O plástico de engenharia é considerado um material isolante em razão da sua baixa condutividade térmica e elétrica, que é cerca de três vezes menor que a dos metais. Desse modo, alguns itens podem ser submetidos a altas temperaturas, sem perda das características.

Utensílios de cozinha são grandes exemplos nesse sentido já que colheres e panelas têm seus cabos revestidos de plástico para não absorverem nem conduzirem calor.

Reciclagem

O plástico é um material reciclável, sendo assim pode ser recolhido e reaproveitado pelas indústrias como matéria-prima para novos produtos. Brinquedos, roupas e outros objetos são fabricados com reciclados.

Sem contar que o descarte correto do plástico contribui para a preservação do meio ambiente e proporciona renda a pessoas que fazem o recolhimento desse material.

Ficou impressionado com as vantagens do uso do plástico de engenharia? Fique sabendo que sua empresa pode obter esses produtos também e usufruir dos benefícios citados. Entre em contato conosco!


Solicite um orçamento